O QUE É TOLERÂNCIA SOCIAL?

19 03 2010

 

O termo tolerância está muito em voga nas paisagens sociais, principalmente, quando discutimos a questão dos estereótipos sociais e suas manifestações em preconceito e discriminação. Em outras palavras, quando tratamos das minorias e diferenças identitárias, da diversidade.

A expressão tolerância é utilizada por diversos movimentos de defesa de grupos minoritários como égide de orientação de seus discursos e ações. No entanto, poucos indivíduos param para refletir sobre os significados que permeiam esse vocábulo.

Fonte: Internet.

A palavra tolerância provem do latim tolerantia, que por sua vez vem de tolero, e significa suportar um peso ou a constância de suportar algo. Atualmente, pelos jogos de linguagem e seus sentidos esta palavra é identificada como “virtude”, algo “positivo”. No entanto, outras conceituações como a do filósofo Tomás de Aquino provocam um estranhamento total no sentido da expressão tolerância, até mesmo na sua configuração contemporânea. Para ele tolerância deve ser entendida como paciência.

Enfim, para colaborar com a nossa exposição, o cientista social, José de Sousa M. Lopes nos orienta para uma alternativa de sentido:

“A expressão tolerância tem sido consagrada pelos mais variados autores no âmbito das Ciências Humanas. Não é a expressão que consideramos mais adequada, pois ser tolerante implica partir de uma concepção na qual o sujeito se coloca numa posição de superioridade face ao outro e, nesse sentido, ele tolera o outro. Estamos, pois, face a uma relação  assimétrica, na qual um dos sujeitos é o “dono da verdade”, mas que aceita a “inferioridade” do outro. Não conseguimos descortinar uma palavra que possa traduzir de modo mais cabal esta questão. A expressão respeito mútuo parece traduzir melhor o conceito(2004, p.1).

Enfim, será que estamos corretos em adotar o termo tolerância para expressar os anseios da diversidade? Para organizar nossos discursos em prol da construção de uma sociedade, realmente, democrática que respeite as diferenças? É nosso desejo que tenham PACIÊNCIA e SUPORTEM as diferenças?

O EXERCÍCIO DO DIÁLOGO SE FAZ NECESSÁRIO para outros horizontes…

Referência:

About these ads

Acções

Information

7 responses

22 03 2010
jade chinachi

Tolerancia,acho que por termos vivido por tantos séculos na ignorancia,de nossos deveres e direitos,que hoje nos conformamos com o simples tolerar das pessoas,enfim, há muito para ser feito,porém, é necessario que seja feita tambem uma reforma no íntimo das pessoas……concordo com o texto, e reitero que muito trabalho ainda ha pela frente,é desse tipo de inteligencia que sinto falta nas manifetações sobre os direitos da homossexualidade,pois convenhamos, o que se tornou a passeata na avenida paulista?….não era um movimento em prol dos direitos da diversidade?…

27 03 2010
Francisco Leite

Suas indagações são muito pertinentes e ficaram sem resposta oficial por muito tempo…
Mas, pense em relação às paradas na relevante questão comercial, na geração de divisa$$$ que ela promove … Talvez o “pink money” seja a grande bandeira…
Muito obrigado pela sua opinião.
Aguardarei às suas visitas outras vezes.
Abraços.

24 03 2010
Tiago

Concordo com o texto.
Tolerância é uma palavra estranha para esses casos.
O correto seria simplesmente o respeito, creio que ele seja suficiente para melhorar a convivência.

27 03 2010
Tiago

Francisco me perdoe usar esse seu espaço para esse desabafo…
Estava zapeando os canais da televisão agora as 00:15 e me deparei com a agonia da população esperando o julgamento do caso Isabela Nardoni.
Resultado
Alexandre Nardoni 31 anos 1 mês e 10 dias
Anna Jatobá 26 anos e oito meses
Estou chocado com a reação dos curiosos, vi alguns clarões na tela e percebi que são fogos de artifício.
Tenho um conceito de religião diferente de todos (acredito) mas o básico do básico de todas as religiões é o amor a Deus e ao próximo, independente de que a pessoa faz.
Enfim, falando um pouco de política, será que algum tolo que nem eu conseguiria juntar as 200 pessoas que foram a Santana para um simples protesto contra a prefeitura? Contra o governo?
Creio que não né?
Agora com relação as minorias, gostaria de desabafar… Vejam só o nível cultural da nossa população. Somos lesados da pior maneira possível todos os dias, engolimos tudo o que nos é imposto e quando tem algo que em partes não é da nossa conta, criamos coragem, enfrentamos a polícia, queremos fazer justiça com as próprias mãos, soltamos até fogos de artifício para comemorar a desgraça alheia.
Parabéns população. E agora? Vamos esperar mais um caso chocante e abraçar a causa?
Não quero desmerecer a garota, a família nem ninguém. Mas será que só iremos nos chocar com o que passa nos noticiários apelativos?
Quem não têm um vizinho muito pobre precisando de ajuda?
Quem não tem algum amigo homossexual que é desprezado por muitos devido a sua condição sexual?
Pensem bem.

27 03 2010
Francisco Leite

Você sempre com pontuações bacanas… que nos estimulam à reflexão.
Muito obrigado pela constante colaboração.
Abraços.

27 03 2010
Rogério

Querida mãe Dináh ….. rs… digo Dr. Holístico……Parabens por promover troca de informação, comunicação e relexão sobre esse importante tema.
Chega de suportar as normas e valores morais impostos por uma sociedade atrasada. Abra espaço para novo e liberte-se do falso moralismo não devemos aceitar tudo que é imposto por essas “pessoas” amarguradas. Vamos trabalhar em conjunto para um mundo mais diverso e harmónico!
Um grande abraç@ da pessoa que mais te admira, Rogério

27 03 2010
Francisco Leite

Muito obrigado pelo comentário.
Sua opinião é um estímulo para continuar fazendo desta página um espaço de reflexões.
Abraços.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: